Filtrolar Notícias

Quando devo trocar o Refil do meu Purificador de Água?

Todo purificador de água conta com um elemento muito importante, que é o refil ou também chamado de elemento filtrante.

Ele é o responsável por realmente filtrar a água retirando todas as impurezas e deixando a água limpa e boa para beber.

A vida útil de um refil dura de 6 meses a 1 ano ou de 3 a 4 mil litros de água filtrada.

Com toda essa variação na duração dos refis de purificador de água, fica difícil de adivinhar quando ele deixa de ser eficiente e necessita de uma troca.

Tempo de vida útil do refil
Existem modelos de refis que duram até 12 meses, mas a maioria dura apenas 6 meses e alguns chegam a durar apenas 3 meses.

Esta diferença está diretamente ligada a capacidade do elemento filtrante de reter as impurezas, que fica entre 3 a 6 mil litros de água filtrada.

No entanto, devemos levar em consideração que se o purificador de água for instalado em um local de grande movimento, o consumo diário de água aumenta, reduzindo o tempo de vida útil do refil.

Fique atento ao prazo de validade especificado pelo fabricante impresso na embalagem ou mesmo no refil, que na maioria dos casos é de apenas 6 meses.

Qualidade da água que chega até a torneira
Outro importante fator que influência diretamente no tempo de vida útil do elemento filtrante é a qualidade da água que abastece o purificador.

Só para você ter uma ideia,algumas regiões do Sul de Minas onde a água é captada em nascentes, a purificação da água é mais eficaz, o que permite que ela chegue mais limpa até as casas das pessoas.

Já em outras regiões como em São Paulo e até mesmo no Ceará, onde o racionamento de água é comum, a água pode chegar com resíduos até as casas, o que diminui o tempo de vida do refil.

Sinais que identificam a hora de trocar o refil
Se você não souber se já chegou a data de trocar o seu refil, poderá prestar atenção na qualidade da água que sai do purificador. Ela não deve apresentar gosto, cheiro cor.

Outro indicador de que está na hora de trocar o refil é quando a vazão de água que sai do purificador diminui, indicando que existe um acúmulo de sedimentos no interior do refil, o que impede que a água flua normalmente.